Japonês bate recorde de tempo de voo com avião de papel

Henrique
By Henrique dezembro 27, 2009 22:54

Japonês bate recorde de tempo de voo com avião de papel

Ele é o único homem do mundo a se aproximar de uma das marcas que mais desafiam a humanidade: construir um avião de papel capaz de voar por 30 segundos. O japonês Takuo Toda obteve neste domingo (27) o recorde mundial ao conseguir manter um avião feito apenas de papel planando por 26s1. A marca é menor do que a obtida pelo próprio Toda no início do mês, quando um avião de papel reforçado por fita plástica voou por 27s9.

“Trinta anos atrás, eu vi um ônibus espacial retornando à Terra, com uma forma semelhante e resolvi adotar o modelo num avião de papel,” disse Toda.

O engenheiro, no entanto, não está satisfeito. Ele busca um projeto capaz de superar a marca de meio minuto. “Tudo é um fator para alterar o tempo de voo – a umidade do ar, a temperatura, e até a presença de pessoas acompanhando a tentativa”, afirma o japonês. “Senti muita pressão.”

Toda é presidente da Associação Japonesa de Aviões de Origami, nome das tradicionais dobraduras em papel no país, e é considerado o mestre absoluto na arte de criar aeronaves com o material. Ele utiliza em suas criações apenas uma folha de papel, sem cortar ou colar.

Neste domingo, ele utilizou duas versões do modelo utilizado em seu último recorde mundial com aviões 100% de papel: um exatamente igual, e outro com um ‘flap’ a mais na asa. Ele superou o recorde anterior em quase 2s.

“Eu ainda vou atingir a marca de 30s. É apenas uma questão de tempo”, diz Toda, que considera o arremesso de aviões de papel um esporte. “A técnica para lançar é muito delicada”, afirma.

Adaptação feita em matéria do G1

Henrique
By Henrique dezembro 27, 2009 22:54

Comentários recentes

  • Sofia Inanna

    Sofia Inanna

    O cristianismo é uma farsa! Aprendam a VERDADE agora!!!! O cristianismo não é nada mais do que um programa de mentiras, …

    View Article
  • Emanuelle Braga

    Emanuelle Braga

    Ain pq com Deus não se pode brincar... mimimi AH PARA DE PALHAÇADA.

    View Article
  • Antonio Filha

    Antonio Filha

    poderia passar para mim...antonio.jsa@hotmail.com, ficarei grato, gratidão.

    View Article